Faetec apresenta as ações durante a pandemia e as perspectivas para o ano letivo em Audiência Pública

Na manhã desta sexta-feira, dia 11, a atual equipe de gestão da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) discutiu as ações que estão sendo realizadas na Rede durante a pandemia em audiência pública das Comissões de Ciência e Tecnologia e de Educação. O encontro foi presidido pelos deputados Waldeck Carneiro e Flávio Serafini, ambos da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, e contou com a participação de membros do Sindpefaetec e de representantes dos gestores de unidades e de alunos da instituição.

Por mais de três horas, foram informadas e debatidas as medidas que foram adotadas pela Fundação para levar conteúdo pedagógico aos alunos das mais diversas formas. Também foram esclarecidos os processos administrativos para que as atividades da Rede permaneçam após e durante a pandemia, sem causar qualquer prejuízo ao serviço público. 

Entre os assuntos pautados estão: o retorno das aulas presenciais, a contratação de mão de obra terceirizada, o contrato de seguro de estágio, a utilização de verba sides, a segurança dos campi, o passe livre e a alimentação dos alunos dos cursos subsequentes, o contrato de fornecedores de merenda e a distribuição de cestas básicas. 

Durante a audiência pública, todos os representantes das categorias presentes manifestaram preocupação com a possibilidade de retorno das aulas presenciais ainda em 2020, sem vacina ou qualquer garantia de segurança. O presidente Maicon Lisboa tranquilizou os participantes de que a decisão só será tomada após ouvir os representantes do conselho consultivo, formado por membros da comunidade escolar.

– Não há perspectiva de retorno às aulas presenciais no dia 05 de outubro. Na próxima semana, haverá uma reunião para definir o protocolo de retomada, quando discutiremos com os conselheiros e diretores de escolas todos os pontos aqui colocados. A retomada só deve ocorrer após todas as condições satisfatórias pra isso – ressaltou o professor Lisboa

 

 

A vice-presidente educacional da Faetec, Leila Antunes, deu um panorama das atividades remotas das diversas modalidades de ensino da Rede e informou que foram disponibilizados materiais pedagógicos para os estudantes sem acesso às ferramentas digitais.

– De abril a julho, 60% dos alunos tiveram acesso à plataforma do Cecierj. Além disso, criamos mais um canal digital, com o conceito de Trilha de Aprendizagem, que serve para auxiliar os estudos dos estudantes dos ensinos Fundamental e Técnico – disse Leila Antunes. A professora ainda acrescentou que as ferramentas utilizadas no Ensino Superior são diversas e escolhidas de forma autônoma pelas unidades.

No que se refere à gestão administrativa, o professor Adriano Giglio, da Vice-presidência Administrativa, explicou que os pagamentos das bolsas estão em dia desde julho e que o seguro de estágio está sendo restabelecido. Ele ainda fez um balanço sobre a situação dos processos em andamento, como os contratos de fornecimento de alimentação escolar e de serviços de mão obra terceirizada.

 

Fonte: http://www.faetec.rj.gov.br/index.php/institucional/assessoria-de-comunicacao/noticias/1221-faetec-apresenta-as-acoes-durante-a-pandemia-e-as-perspectivas-para-o-ano-letivo-em-audiencia-publica

Previous Article
Next Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *