Entre os dias 4 e 6 de setembro de 2024, o CEFET Maracanã, referência entre as instituições de educação profissional do estado e do país, foi sede da 2ª Semana Estadual do Técnico Industrial do Rio de Janeiro, realizada pelo Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio de Janeiro (CRT-RJ), concomitantemente à Feira de Ciências e Tecnologia, exposição que reúne estudantes da rede pública e privada para exposição de projetos técnicos e tecnológicos. “Sempre realizamos a Semana Estadual do Técnico Industrial do Rio de Janeiro num ambiente escolar, justamente para valorizar e incentivar o ensino técnico”, anunciou o presidente interino do CRT-RJ, Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira, na solenidade de abertura.
Painéis e ciclo de palestras – Com o tema central “Mudanças Climáticas: Riscos e Oportunidades Sustentáveis”, a 2ª Semana Estadual do Técnico Industrial do Rio de Janeiro contou com uma série de palestras ministradas por especialistas da área e gestores do próprio CRT-RJ. Inicialmente, Flavio Justino, professor da Universidade Federal de Viçosa (MG) e doutor em meteorologia, palestrou sobre os “Impactos Sociais e Ambientais das Mudanças Climáticas”. “A sociedade sempre vai se adaptar, mas precisamos saber como iremos viver; pagaremos um preço alto, mas a adaptação vai acontecer”, disse o palestrante em resposta a um questionamento, após explanar sobre as alterações na temperatura média global na superfície, os indicadores da influência humana na atmosfera terrestre que resultam no aquecimento do planeta, e as ações a serem tomadas pelos técnicos nas atividades laborais e no emprego.
O professor, Luís Henrique Monteiro de Castro – CiberLab – ETEFV, palestrou sobre o “Impacto Energético do Uso da Inteligência Artificial”. E para completar a programação, mais dois painéis: “O Mercado de Trabalho para os Técnicos nos Dias Atuais”, com a presença do procurador do Ministério Público do Trabalho, Gustavo Rizzo; e “A Retomada da Indústria do Petróleo e Naval e o Mercado de Trabalho”.

