Com o objetivo de promover uma discussão acadêmica sobre a interseção entre educação e os fenômenos digitais que permearam o ensino remoto, o primeiro Seminário Educação na Cibercultura contou com a participação de docentes e discentes da Faculdade de Educação da UERJ e da FEBF. No evento, buscou-se analisar como o uso das tecnologias disponíveis foi fundamental para repensar e diversificar as abordagens de ensino e pesquisa. Nesse contexto, foram abordados dilemas, desafios, potencialidades e outros aspectos relacionados à rápida digitalização ocorrida.
As atividades propostas concentraram-se no compartilhamento de métodos de pesquisa e formação entre professores, na troca de experiências e no diálogo com a comunidade científica. Adicionalmente, houve reflexões sobre práticas a serem adotadas no cenário pós-pandemia.
No contexto de criar ambiências para formação e reflexão sobre as práticas e criações, a roda de conversa proposta abordou as pesquisas desenvolvidas no grupo de pesquisa EduCiber.
Na mesa presidida pela Mestra Leticia Aires, participaram os doutorandos Luis Henrique M de Castro e Leonardo Gonçalves e a doutoranda Michele Avelar, todos membros do EduCiber. Nesta roda de conversas, realizamos a primeira apresentação acadêmica do CiberLab – Laboratório ubíquo em tempos de cibercultura.

